Homenagem da Câmara Municipal de Niterói-RJ à Mestres de Capoeira

Publicado: 09/04/2016

Na sexta-feira, dia 01 de abril de 2016, estivemos na Câmara Municipal de Niterói/RJ, para prestigiar as homenagens realizadas por esta casa a pessoas comuns de caráter significativo e personalidades das artes, dança, cultura, educação, direito, assim como figuras públicas da cidade de Niterói. E entre estes homenageados estavam alguns Mestres de Capoeira do Estado do Rio de janeiro.

O cerimonial foi realizado com todo o protocolo a que se tem direito, com a apresentação da mesa diretora, dos parlamentares presentes e a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Depois as personal...

Leia mais...

Hits: 434

Falece o percussionista Naná Vasconcelos

Publicado: 11/03/2016

O percussionista pernambucano Naná Vasconcelos não resistiu a complicações de um câncer de pulmão e faleceu, nesta quarta-feira (9), às 7h39, aos 71 anos. O músico tratava a doença desde 2015, quando chegou a se submeter a sessões de quimioterapia. Na época, Naná enfrentou a situação com bom humor, e gravou vídeo com poesia. O velório terá início às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado, na Boa Vista. O sepultamento foi confirmado para o cemitério de Santo Amaro, às 10h desta quinta-feira (10).

O percussionista premiado estava internado desde a semana passada, quando...

Leia mais...

Hits: 403

Instrutor de capoeira não precisa ser profissional de educação física

Publicado: 11/03/2016

A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) manteve decisão da 22ª Vara Federal que assegurou a um instrutor de capoeira o direito de exercer sua atividade independentemente de matrícula em curso de nivelamento.

O Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4) alegava que a atividade em questão compreende as atividades próprias do profissional de educação física, com base no artigo 3º da Lei nº 9.696/98, e que qualquer treinamento na área de desporto deve ser ministrado por este profissional.
Afirmou ainda que a Resolução nº 07/2...

Leia mais...

Hits: 443

Roda de Capoeira é declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade

Publicado: 11/03/2016

A 9ª sessão do Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial acaba de declarar a Roda de Capoeira Patrimônio Imaterial da Humanidade. A Capoeira expressa a história da resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Seu reconhecimento como patrimônio reforça o valor desta herança cultural afro-brasileira, disse nesta quarta-feira (26) de novembro de 2014 a UNESCO.

O comitê das Nações Unidas responsável pela proteção das tradições orais, das artes cênicas, das práticas sociais, do artesanato e dos conhecimentos da natureza deu início esta semana ...

Leia mais...

Hits: 452

01  02  03  04