O dia 13 de maio

Publicado: 13/05/2016

A extinção da escravidão no Brasil se deu de forma gradual. A Lei do Ventre Livre entrou em vigor em 1871, e considerava livres os filhos das escravas. A Lei dos Sexagenários entrou em vigor em 1885, e declarava livres aquelas com mais de 60 anos. Mas só em 13 de maio de 1888, após muitos debates e uma forte pressão dentro dos bastidores do Império, a princesa Isabel assina a Lei nº 3353, a sonhada Lei Áurea, que marcaria o fim de uma era sombria em nossa história, decretando finalmente extinta a escravidão no Brasil, mandando todas as autoridades de direito fazer valer e cumprir a libertação de todos os escravos em território nacional.

Também foi em um dia 13 de maio de 1917 que três pastores portugueses dizem ter visto a Virgem do Rosário na Cova de Eiria, dando origem à devoção a Nossa Senhora de Fátima.

Outros fatos importantes também ocorreram no dia 13 de maio, e assim, por ser uma data expressiva, e ter tantos significados, esse dia foi escolhido para ser a fundação da Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro - FCDRJ, que ocorreu em 13 de maio de 1995.

Neste ano de 2016, a FCDRJ está completando 21 anos de dedicação a capoeira e a capoeiragem, lutando por direitos, provendo debates, promovendo festivais, campeonatos, cursos e serviços para os capoeiristas, e assim, se tornou uma referência no Estado do Rio de Janeiro, sendo respeitada em todo o território nacional e no exterior.

A cada ano que se inicia novos desafios são lançados, e a FCDRJ continua firme no objetivo de ajudar a capoeira a crescer cada vez mais.

Parabéns a todos que fazem parte da FCDRJ, que venha mais e mais anos!!!

Por: Jefferson Estanislau

Hits: 1158

Voltar