FESTIVAL DE CAPOEIRA MESTRE BOGADO (In Memorian) 2019

Publicado: 16/08/2019

COMPETIÇÃO DE CAPOEIRA DE CONJUNTOS E DUPLAS (MISTAS).
Aberto para todos os Grupos de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro.

ABERTURA DO EVENTO:

1º - As equipes deverão chegar as 08:00 hs;
2º - O congresso técnico começara as 08:30 hs;
3º - Abertura do evento: 09:00 hs;
4º - A competição começará às 09:30 horas;
5º - As Equipes iniciarão a apresentarão com as Duplas e em seguida com o Conjunto;
6º - A competição será composta por 05 (cinco) árbitros titulares e um reserva;
7º - O responsável técnico de cada Associação comandará sua apresentação, seguindo a orientação e cronometragem da mesa;
8º - Cada equipe poderá trazer seu próprio ritmo;
9º - Não será permitido utilizar ritmista de outra equipe que esteja competindo;
10º - Instrumentos que compõe o Ritual da roda de capoeira: 03 berimbaus, 1 atabaque, 1 pandeiro e Agogô. Qualquer outro instrumento se discutira no congresso técnico;
11º - As equipes poderão fazer inscrição de mais de uma dupla por categoria, limitada a 2;
12º - As duplas poderão ser Mistas, ou seja, Homem com Mulher, Homem com Homem ou Mulher com Mulher ou de qualquer outra orientação de gênero;
13º - Na premiação de Duplas, os 2 participantes receberão troféu, sem especificar masculino ou feminino;
14º - Caso tenha Duplas inscritas que não estejam relacionados no conjunto, as mesmas ficarão aguardando do lado de fora da apresentação e só se juntará no momento da apresentação das duplas;
15º - Ordem de apresentação: primeiro Duplas e por final o Conjunto;
16º - O conjunto será formado por no mínimo 13 (treze) atletas e no máximo 20 (vinte) atletas, contabilizando os membros que estiverem nos instrumentos, e terá até 10 minutos para se apresentar;
17º - No conjunto a idade dos atletas participantes será livre, com responsabilidade de cada técnico,
18º - Os competidores irão se apresentar com o uniforme de sua Associação. A vestimenta deverá ser padronizada, ou seja, todos os atletas deverão estar iguais, calças brancas e camisas brancas ou de acordo com seu uniforme. Será permitido uniforme com a logo estampada ou bordada e/ou em formato diferente.
19º - Não serão aceitas inscrições após a data limite;

REGULAMENTO CONJUNTO

20º - As equipes serão avaliadas nos seguintes quesitos:
        I - Vestimenta: O uniforme deverá ser padronizado (da Associação ou do Evento) e limpo, conforme regulamento;
        II – Ritmo, Toques e Cânticos: Serão avaliados os fundamentos e a tradição da capoeira, as equipes poderão ou não iniciar em Angola, São Bento pequeno ou São Bento Grande, mas deverão apresentar esses três ritmos.
Será avaliada a harmonia entre o cantor, o ritmo dos instrumentos e o coro de toda a equipe.
Serão avaliados os toques e cânticos tradicionalmente usados na capoeiragem;
        III – Volume de Jogo: Será avaliada a habilidade técnica no jogo, demonstrando a colocação dos golpes e a destreza usada para fazê-los, a variedade de golpes, esquivas e demais movimentos típicos da capoeiragem, o estilo apurado de conhecimentos e objetividade como são aplicados, atributos esses que deverão manter a harmonia entre o ataque e a defesa.

21º - Em caso de empates, será observado o seguinte critério nesta ordem:
        1 – Volume de Jogo;
        2 – Ritmo, Toques e Cânticos;

22º - Qualquer assunto pertinente ao evento não abordado neste regulamento deverá ser apresentado no Congresso Técnico.

REGULAMENTO DUPLA:

23º - Na competição de Duplas, serão avaliados nos seguintes quesitos:
        I - Ataque: É a variedade de aplicação dos golpes lineares e giratórios numa distância que permita atingir o adversário.
        II - Defesa: É a habilidade demonstrada pelo atleta para anular, desviar ou atenuar os golpes deferidos pelo adversário, por meios de esquivas de forma a neutralizar os golpes no ataque.
        III - Eficiência: É a colocação de golpes desequilibrantes e traumáticos corretos e permitidos, que produzem efeitos e demonstre a superioridade de um capoeirista sobre o seu adversário.
        IV - Volume de Jogo: É a habilidade técnica demonstrada na colocação dos golpes e a natureza usada para fazê-lo. É a variedades dos golpes e movimentos, o estilo apurado de conhecimentos e a objetividade com que se empregam os golpes, atributos esses, que deverão manter a harmonia entre ataque e a defesa.
        V - Vestimenta: O uniforme deverá ter a logo da associação podendo ser de modelos e tamanhos diferenciados desde que respeitem a marca da Associação ou do Evento e limpos.

24º - Em caso de empate seguirá os seguintes critérios para desempate nesta ordem;
        1 – Volume de Jogo;
        2 – Eficiência;
        3 – Ataque;
        4 – Defesa;

25º - As Duplas serão nas seguintes categorias:
        * Mirim: até 11 (onze) anos de idade;
        * Infantil: de 12 (doze) a 14 (quatorze) anos de idade;
        * Juvenil: de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos de idade;
        * Adultos: acima de 18 (dezoito) anos de idade;

26º - Para as Duplas na categoria Mirim o tempo de apresentação será de 60 segundos.
27º - Para as demais Duplas, o tempo de apresentação será de 90 segundos.


INSCRIÇÕES:

28º - As inscrições dos Conjuntos e Duplas acontecerão ate o dia 20 de setembro;
29º - Os valores da inscrição serão:
* Filiados: Pacote no valor de R$ 180,00 (Com 1 Conjunto e 1 Dupla inscrita em cada categoria.
* Inscrições avulsas de Duplas: R$ 30,00 (Limitado a 2 inscrições extras por categoria).
* Não filiados: Pacote: R$ 200,00 - Duplas avulsas: R$ 45,00 por cada categoria.
*Inscrições somente de Duplas: R$ 50,00 (Cada Dupla).

IMPORTANTE:
* O pagamento deverá ser feito com antecedência, preferencialmente por depósito em conta e de forma identificada.
* O pagamento presencial deverá ser realizado na sede administrativa da FCDRJ com hora marcada.
* E-mail: robertinhorbf@hotmail.com
* Telefones: (21) 99956-9481 (whatsapp).
* Conta Bancária: 0180401-4 / Agencia: 0468-5 / Banco Bradesco.

OBSERVAÇÃO:
* Fazer “depósito identificado” com o nome da Associação ou nome do presidente da mesma.
* O comprovante do “depósito” deverá ser encaminhado para a FCDRJ.

Local do Evento: Clube Casa do Viseu - Rua Carlos Chambelard, 40/50 - Vila da Penha.
Data: 29/09/2019

Rio de Janeiro, 05 de agosto de 2019.

ROBERTINHO
Presidente FCDRJ

Hits: 1326

Voltar