PROJETO RAIZ DE BIRIBA

Publicado: 21/06/2018

O capoeirista para melhorar sua formação precisa conhecer suas raízes, precisa conhecer a história da capoeira e quem fez essa história. Conhecer os mestres que dedicaram parte de suas vidas para que ela hoje fosse reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Alguns capoeiristas não tinham o título de mestre, porém, foram importantes para que a capoeira continuasse a existir sobre forte repressão.

Neste momento em que a capoeira consegue cada vez mais espaços em academias, escolas, clubes. Onde mais pessoas praticam e vêm a se formar professores, contramestres e mestres. Percebemos que o desconhecimento da história, em especial no Rio de Janeiro, ainda é grande. Portanto, é mais do que hora de se resgatar a trajetória destes capoeiristas que contribuíram para que a capoeira chegasse aonde chegou e que irá ainda mais longe.

Por isso, a Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro – FCDRJ, através de sua Diretoria Cultural, representados pelo MESTRE TAMANDUÁ e MESTRE EUCLIDES (Velho), propuseram realizar o projeto “RAIZ DE BIRIBA” com o objetivo de fazer o resgate da memória viva da capoeira, através de mestres e pessoas que contribuíram para a preservação, difusão e crescimento da capoeira.

Serão convidados diversos capoeiristas antigos, bem como pessoas que efetivamente contribuíram com a capoeira, para participar de uma vivência, onde o convidado irá contar fatos e eventos que viveu, presenciou ou que ouviu de outras pessoas mais antigas que contribuíram para sua formação como capoeira, contribuindo assim para manter viva a história da capoeira.

Por este motivo, convidamos todos os filiados, não filiados e interessados, sendo estes capoeiristas ou não, para ficarem atentos às divulgações da FCDRJ sobre as palestras que serão agendadas.

O projeto será iniciado com as seguintes rodas de conversas:

Data: 28/06/2018 – 19:00h - MESTRE MARTINS - "A capoeira do RJ na década de 70"
Data: 04/07/2018 – 19:00h - MESTRE BOGADO - "A regulamentação da Capoeira"

Local: Auditório 11 - UERJ Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ.

Rio de Janeiro, 21 de junho de 2018.

JEFFERSON ESTANISLAU
Diretor de Mídia e Marketing da FCDRJ

Hits: 1354

Voltar