Banca de Mestre e Contramestre FCDRJ 2016

Publicado: 13/12/2016

A FCDRJ - Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro promoveu mais uma vez a Banca de Exame para Mestre e Contramestre. O intuito do exame não é a reprovação do candidato, mas sim, validar os conhecimentos adquiridos durante os anos que estes capoeiristas percorreram até chegar aqui, pois a missão do Mestre e Contramestre é conduzir este conhecimento para novos capoeiristas de forma que a nossa história não seja esquecida.

Prezamos todos os valores que cercam a cultura que se perpetua através da capoeira, e assim, o futuro Mestre e Contramestre deve estar preparado, não apenas com o conhecimento da luta, mas principalmente deve conhecer a história, os rituais, os toques, as canções que retratam os nossos antepassados; devem saber agir em casos de acidentes para socorrer seus alunos, assim como conhecer e produzir uma didática de ensino que possa atender o aluno mais novo até o mais velho.

Dizemos que a FCDRJ não reprova o candidato, mas é possível que o candidato se auto reprove, pois se ele não possuir o conhecimento necessário para perpetuar a nossa história, nós não iremos validar e certificar esse candidato.

O Mestre e Contramestre de Capoeira devem estar preparados para responder perguntas sobre a nossa história, pois aqueles que não detêm o conhecimento acabam deturpando a história e transmitindo informações erradas aos seus alunos, fazendo assim o papel inverso do que é o seu dever, o que pode levar a ruína da nossa cultura.

O intuito da banca é ajudar o candidato a Mestre e Contramestre à ter mais conhecimento, a se aprofundar nas pesquisas e estudos sobre a capoeira, essa cultura que está profundamente enraizada na história de nosso país, na história do Brasil, que vem desde o período colonial até os dias atuais.

Aqueles que se submetem a Banca procuram testar seus conhecimentos, e quando aprovados são certificados com o aval do Conselho de Mestres da FCDRJ, Mestres com descendências diretas dos primeiros Mestres de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro.

Neste ano tivemos 7 candidatos que se submeteram a Banca durante quase 5 horas de avaliação: 1 candidato para Mestre e 6 para Contramestre.

Observação: Lembramos que o candidato só pode submeter-se a Banca com a autorização de seu Mestre, que é o responsável pela entrega de seu Certificado e sua Graduação, caso o candidato seja aprovado.

Clique aqui para ver o álbum de fotos no Facebook com alguns momentos deste dia.

Importante: Convidamos a todos a nunca pararem de buscar conhecimento, a terem o interesse e orgulho de serem avaliados por uma Banca de Mestres e serem Certificados por sua própria capacidade e entendimento de toda a cultura que envolve essa luta genuinamente brasileira, a nossa Arte Marcial Capoeira.

Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2016.

JEFFERSON ESTANISLAU
Diretor de Mídia e Marketing da FCDRJ

‪#‎VEMPRAFCDRJ‬
‪#‎FCDRJ‬

Hits: 1410

Voltar